segunda-feira, 21 de março de 2016

ENCONTRO MENSAL - MARÇO


No dia 19 de março, de 8h30 às 11h30, na sala 11, no Centro de Pastoral, foi realizado o ENCONTRO MENSAL DA PASTORAL DO DÍZIMO DA ARQUIDIOCESE.
A acolhida e oração foram feitas pela região Menino Deus. Em seguida, a coordenadora da EAPADI, Santana dos Santos deu as boas vindas aos presentes e convidou o Sr. Eliezer Martins para ministrar o estudo sobre o tema: As Fundamentações do Dízimo.
Antes de iniciar a formação, Eliezer falou a cerca da agenda do dízimo 2016 e sobre o informativo da EAPADI que, entre outras coisas, mostra a organização, a área de atuação, as atividades, os cursos e as palestras desta equipe.
Também disse que, este ano, de acordo com o planejamento da pastoral do dízimo realizado no dia 14 de novembro de 2015, as formações a serem realizadas nos Encontros Mensais (de março até setembro) servirão de preparação para a IV Semana Missionária da Pastoral do Dízimo da Arquidiocese que será realizada no mês de novembro. Ao final desses estudos, espera-se que as paróquias melhorem suas atuações na Semana Missionária; e também, pretende-se elaborar uma orientação sobre o dízimo, a ser apresentada ao arcebispo e depois, distribuída as paróquias, a fim de que possamos falar uma mesma linguagem acerca do dízimo.
Em seguida, Eliezer entregou o roteiro de estudo aos participantes. Pediu para que estes fizessem a leitura do mesmo. Após a leitura, os participantes foram divididos em seis grupos.
Os grupos 01 e 02 ficaram com a fundamentação bíblica e com as seguintes questões:
- O que se entende por fundamentação bíblica do dízimo?
No Antigo Testamento o dízimo aparece ora de forma espontânea (Gn 14,20), ora como obrigação (Dt 14, 28-29; Ml 3,10) e no Novo Testamento não se fala mais em dízimo legal, apenas em oferta (Lc 21,1-4), coleta (2º Cor. 9,6-8), partilha (At 4,32-35).
- Que argumentos e/ou textos bíblicos utilizar para justificar o dízimo no Novo Testamento?
Os grupos 03 e 04 ficaram com a fundamentação teológica e com as seguintes questões:
- Por que se diz que o dízimo tem fundamentação teológica?
- Que argumentos e/ou textos bíblicos utilizar para justificar a fundamentação teológica do dízimo?
Os grupos 05 e 06 ficaram com fundamentação pastoral e com as seguintes questões:
- O que se entende por fundamentação pastoral do dízimo?
- Que argumentos e/ou textos bíblicos utilizar para justificar a fundamentação pastoral do dízimo?
Todos os grupos ficaram com a seguinte questão:
- Existe outra fundamentação do dízimo? Justifique sua resposta.
 Os grupos tiveram um tempo de 30 minutos para discutir e responder as perguntas.
Após o trabalho em grupo, foi dado espaço para o diácono Léo falar sobre o sistema que a Arquidiocese utiliza nas paróquias, SIS – SIGEPA.
Após a fala do Diácono Léo, e como o tempo para o estudo já estava quase terminando, foram feitas duas sugestões. A primeira: encerrar o estudo às 10h, conforme programação do calendário. A segunda: fazer o lanche e depois continuar o estudo até as 11h30. A maioria aprovou a segunda sugestão.
Em seguida, foi servido o lanche. Este foi partilhado pela região Santa Cruz.
Após o lanche, deu-se continuação ao estudo.
Cada representante de grupo foi à frente e socializou a resposta de sua respectiva fundamentação. Após a apresentação de cada fundamentação, foi dado espaço para a assembleia se manifestar sobre os assuntos tratados pelos grupos. Em seguida, o ministrante do estudo fez um resumo das respostas dadas pelos grupos de cada fundamentação.
Quase ao final do estudo, o Côn. Djalma Lopes pediu a palavra e falou sobre a fundamentação pastoral do dízimo e enfatizou a importância do compromisso com a missão evangelizadora da Igreja.
Ao final do estudo, Eliezer disse que a equipe de formação da EAPADI, vai se reunir para organizar todas as respostas referentes às questões discutidas neste estudo.
Após o estudo, Eliezer falou sobre o curso de formação de coordenadores que será realizado nos dias 02 e 03 de abril, no auditório do Centro de Evangelização de Fátima – CEFAT (Paróquia de Fátima – Belém).
Também, neste encontro foram distribuídos, para as regiões episcopais, os cartões do XI Café partilhado que será realizado no dia 22 de maio, de 8h às 10h, na paróquia São Judas Tadeu.
Após os avisos e agradecimentos, a região Menino Deus fez a oração de encerramento e o Côn. Djalma Lopes deu a bênção.
O próximo ENCONTRO será realizado no dia 16 de abril, no horário de 8h30 às 11h30, na sala 11, no centro de pastoral da Arquidiocese.
Tema: As dimensões do dízimo.
Ministrante: Missionário Lino Pontes.

segunda-feira, 14 de março de 2016

CONVITE -- ENCONTRO MENSAL



Convidamos você para participar do ENCONTRO MENSAL da pastoral do dízimo da Arquidiocese.

Data: 19/03/ 2016 (sábado);
Hora: 8h30 às 11h30;
Local: Sala 11 (Centro de Pastoral da Arquidiocese).

Participantes do Encontro: assessor e missionários da EAPADI; articuladores das regiões episcopais, coordenadores ou representantes de cada paróquia da Arquidiocese.

Dinâmica do Encontro:

- Acolhida, oração e animação: região Menino Deus.

- 8h30 às 10h: FORMAÇÃO.
Tema: As fundamentações do dízimo.
Obs. Favor levar a Bíblia (de preferência, Ed. Pastoral).

- 10h às 10h30: Lanche Partilhado.
Responsabilidade: Região Santa Cruz.

- 10h30 às 11h30: Reunião da EAPADI.
Obs. Participantes da reunião: apenas o assessor e os missionários da EAPADI.

Contamos com a sua presença!

A Coordenação.