MÊS DO DÍZIMO / 2023
Este ano o tema geral foi: DÍZIMO, UMA VOCAÇÃO A PARTILHA, PARTICIPAÇÃO E MISSÃO NA IGREJA
ABERTURA OFICIAL foi realizada com a SANTA MISSA no dia 04 de novembro, às 18h30 na Igreja Matriz da Paróquia Santa Terezinha, Jurunas. O celebrante foi o Pe. André Teles (assessor arquidiocesano da Pastoral do Dízimo / EAPADI) e contou com a participação dos dizimistas, missionários do dízimo de diversas paróquias da Arquidiocese.
SEMINÁRIO ARQUIDIOCESANO
Como parte das ações do Mês do Dízimo da Arquidiocese de Belém, no dia 11 de novembro, de 9h às 12h, na Igreja/ Santuário Nsa. Sra. do Perpétuo Socorro, aconteceu o Seminário arquidiocesano da Pastoral do Dízimo, com a participação do Padre Paulo dos Santos e Padre André Teles, assessor da região São João Batista e assessor arquidiocesano da Pastoral do Dízimo/ EAPADI, respectivamente. Também participaram os articuladores das oito regiões episcopais e missionários da Pastoral do Dízimo das Paróquias da Arquidiocese, num total de 200 pessoas.
No primeiro momento, Padre Paulo dos Santos fez a apresentação do novo Plano de Pastoral da Arquidiocese. Em seguida, Padre André Teles, apresentou as Recomendações resultado da 5ª Assembleia do dízimo da Arquidiocese de Belém.
A EAPADI – Equipe Arquidiocesana de Pastoral do Dízimo, agradece a Paróquia Santuário Nsa Sra do Perpétuo Socorro, através do seu Pároco, Padre Cleidivan Neres Brito pela acolhida e a Região Santa Cruz, através do missionário Carlos Eduardo (articulador da Região) pela ajuda na organização desse evento.
ATIVIDADES NAS PARÓQUIAS
Também como parte das ações do Mês do Dízimo, em novembro, foram realizadas missas de integração, palestras, visitas missionárias nas paróquias da Arquidiocese. Neste ano, a novidade foi a primeira caminhada do dízimo da região Episcopal São Vicente de Paulo saindo da Paróquia Nsa Senhora do Amparo até ao Santuário Sta Rita de Cássia, realizada no dia 25 de novembro que culminou com a Santa Missa celebrada pelo Pe. José Maria Ribeiro, assessor da Pastoral do Dízimo da referida região.
Também vale destacar a participação dos assessores eclesiásticos regionais: Pe. Paulo dos Santos (região São João Batista), Pe. José Maria Ribeiro (região São Vicente), Pe. Zeferino (Nossa Senhora do Ó), Diácono Vasconcelos (Coração Eucarístico), Diácono Fábio (Menino Deus), Cônego Silvio (Santa Maria Goretti) que ministraram formações nas suas respectivas regiões Episcopais. Também destacamos a participação do assessor arquidiocesano, Pe. André Teles que esteve em quase todas as regiões episcopais ministrando formação sobre o documento 106 e sobre o tema geral do mês do dízimo. Além da participação dos assessores eclesiásticos, tivemos a atuação dos articuladores e dos missionários palestrantes da EAPADI que por meio de reflexões nas missas, encontros, reuniões esclareceram sobre o sentido do dízimo na Igreja.
Também vale destacar a participação do coordenador da EAPADI, missionário Antônio Carlos no Programa “Notícias Pastorais” e a participação do secretário da EAPADI, missionário Eliezer Martins no Programa “Janela Aberta” da TV Nazaré. Ambos levando esclarecimentos sobre o mês do dízimo.
Portanto, o Mês do Dízimo foi um momento de encontros, visitas, formações e celebrações. Várias pessoas tiveram a oportunidade de entender melhor o sentido do dízimo na nossa Igreja.
Por isso, a EAPADI – Equipe Arquidiocesana de Pastoral do Dízimo agradece todos os coordenadores e equipes de pastoral do dízimo pelo empenho na missão. Agradece também os diáconos, os padres pelo apoio e o Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira pelas orientações.
VOCÊ SABIA!
Para onde vai o dízimo que o fiel contribui com a Igreja?
É aplicado nas quatro dimensões: religiosa, eclesial, missionária e caritativa. É importante saber que as dimensões estão relacionadas com a finalidade do dízimo que é evangelizar e sustentar a evangelização da Igreja.
Você dizimista que contribui com a Igreja por meio do dízimo, muito obrigado. E você que ainda não fez essa experiência, faça. Com certeza você não vai se arrepender.