A COMPREENSÃO DO DÍZIMO NO DOC 106

A COMPREENSÃO DO DÍZIMO NO DOC 106 

I - Definição de dízimo

1º) Mas afinal, o que é o dízimo católico?

No sentido pastoral “é uma contribuição sistemática e periódica dos fieis, por meio da qual cada comunidade assume corresponsavelmente sua sustentação e a da Igreja. (Cf.Documento da CNBB 106, n.06).

É importante perceber:

Quando o documento diz que o dízimo “é uma contribuição sistemática”. Isso significa que tal contribuição é estável, deve ser assumida de modo permanente. Quando o documento diz que o dízimo “é uma contribuição periódica”. Isso quer dizer que sua contribuição pode “ser mensal ou estar ligado às colheitas ou à venda de produtos, sendo realizada na ocasião em que se recebe o salário ou outros tipos de ganhos.” (Cf. Doc 106 da CNBB, n. 11).

No sentido bíblico – teológico, o dízimo é um ato de e GRATIDÃO a Deus e AMOR à Igreja. Por quê? Por que acreditamos que tudo que temos foi Deus que nos deu. Em gratidão a Ele devolvemos um pouco do que ele nos deu. Isso mostra o amor que sentimos por nossa Igreja.

2º) Por que a Igreja diz que a motivação para alguém ser dizimista deve ser a gratidão a Deus?

Porque a gratidão é uma consequência do reconhecimento de que se recebeu algo de alguém. Pois só agradece quem reconhece. Aquele (a) que age apenas pela razão diz: “eu tenho graças aos meus esforços, graça ao meu trabalho.” Mas quem age pela razão e, sobretudo pela fé em Deus sempre vai dizer: “se não fosse Deus me dar força, saúde e abençoar o meu trabalho eu não teria nada. Graças a Deus eu tenho.” Por isso, ao reconhecer que tudo que tem foi Deus que lhe deu, o fiel católico é convidado a agradecê-lo. Existem várias formas de demonstrar essa gratidão a Deus. Uma delas é ajudar a Igreja em suas necessidades. Como ajudo a Igreja? Por meio do dízimo.

3º) Quanto eu devo dar de dízimo?

Quando a motivação para alguém ser dizimista é a gratidão a Deus, pode-se dizer que  tal contribuição não tem limite, depende do amor que o fiel sente pela sua Igreja (Paróquia e/ou comunidade). Neste sentido o fiel pode contribuir com 10% de seus rendimentos ou 5%, 2% ou mais. Pois para Deus não importa a quantidade e sim a qualidade, ou seja, se essa contribuição é feita com e por amor à Igreja.

4º) O dízimo é individual ou familiar?

Se partirmos do princípio da gratidão, pode-se dizer que é individual. Pois se fui eu quem recebi sou eu que devo agradecer. Assim, cada fiel é convidado agradecer a Deus por tudo que recebeu d’Ele. Mas é bom ressaltar que, se o casal preferir dar uma contribuição em nome da família isso é possível, desde que os membros da família tenham ciência do verdadeiro sentido do dízimo na Igreja.

5º) Alguém está dispensado em ser dizimista?

Se a motivação para ser dizimista é a gratidão a Deus, não. Pois todos devem agradecer a Deus. O dízimo é uma das formas de mostrar essa gratidão. Por isso, O FIEL CATÓLICO NÃO “PAGA” O DÍZIMO À IGREJA, MAS AGRACEDE A DEUS POR MEIO DE SEU DÍZIMO.

6º) Qual a importância do dízimo para a comunidade/ paróquia ou área missionária?

O dízimo permite que a comunidade paroquial exista, se mantenha e cumpra com aquela que é a sua tarefa prioritária: a evangelização. Sem o dízimo, a estrutura que possibilita a ação evangelizadora fica comprometida, quando não seriamente danificada ou até mesmo impossibilita de alcançar o seu objetivo.

7º) A sustentação da comunidade é, portanto, responsabilidade de todos os seus membros?
Sim. Todos os batizados são responsáveis pela sustentação e manutenção da comunidade à qual pertencem. Da pastoral da acolhida à pastoral do dízimo, tudo é responsabilidade de todos. Cada um deve fazer a sua parte de acordo com a vocação e os dons que recebeu de Deus. Ou seja, cada um deve fazer a sua parte sem perder de vista o todo, que é responsabilidade de toda a comunidade.

8º) Eu batizado e, portanto membro de uma comunidade, sou responsável pela sustentação financeira da minha comunidade?

 Sim! Você é responsável pela sua comunidade, mas não só você: todos os batizados o são. Se cada um dos membros fizer a sua parte, a comunidade atingirá aquela que é a sua meta prioritária: a evangelização de todos.

Conclusão

 “Com o dízimo, o fiel vivencia a sua consciência de ser membro da Igreja, pela qual é cor-responsável, contribuindo para que a comunidade disponha do necessário para realizar o culto divino, desenvolver sua missão [...] e socorrer os necessitados. (Cf. Doc da CNBB 106, n.30). Ou seja, por meio do dízimo é possível a comunidade (paróquia) dispor dos recursos necessários para suprir suas necessidades.

REFERÊNCIA

DOCUMENTOS DA CNBB, Nº 106 – O dízimo na comunidade de fé: orientações e propostas. São Paulo: Edições CNBB, 2016.

Por Eliezer Martins

Atualizado em, 03 de março de 2022.




II - Fundamento bíblico do dízimo no Antigo Testamento

 

Leitor 01: Vamos refletir sobre o FUNDAMENTO BIBLICO DO DÍZIMO NO ANTIGO TESTAMENTO. Mas afinal, onde encontramos o fundamento do Dízimo?

 

Leitor 02: De acordo com o documento 106, “a principal fundamentação do dízimo encontra-se na Sagrada Escritura. Esta deve ser lida em comunhão com a Igreja – que é ‘a casa da Palavra’ – para evitar distorções ou reduções de seu significado” .

 

Leitor 01: Às vezes a gente se pergunta: o que é importante recordar em relação à orientação da Igreja? Podemos dizer que: antes de tudo, é preciso recordar que a Revelação divina é progressiva e orientada para Cristo. Isso permite compreender o que é essencial no dízimo, distinguindo-o das diversas formas que ele assumiu ao longo da narrativa bíblica e da história da Igreja. Por exemplo: no Antigo Testamento num primeiro momento o dízimo aparece como gratidão a Deus, depois como lei divina, ou seja, obrigação. No Novo Testamento não se fala em dízimo legal, obrigatório e sim em Partilha.

 

Leitor 02: Às vezes nas nossas formações nas paróquias, as pessoas nos perguntam: para compreendemos o dízimo, basta apenas ler a Bíblia? É claro que respondemos, NÃO, pois além da Bíblia, precisamos da Igreja para nos orientar, a fim de se evitar distorções ou reduções do verdadeiro significado do dízimo, ou seja, a Bíblia por si só não basta. Isso implica dizer que o missionário deve falar sobre o dízimo à luz da Bíblia e de acordo com a orientação da Igreja católica contida no documento 106 da CNBB. Aí você pode me perguntar: Por quê? Eu lhe respondo: porque a cada ano vemos surgir mais e mais religiões, cada qual com uma interpretação bíblica diferente sobre o dízimo.

 

Leitor 01: Você tem toda razão. Na nossa Igreja seguimos apenas uma orientação, ou seja, a orientação dos bispos contida no documento 106 da CNBB. Então,  você pode estar se perguntando: como o dízimo aparece no Antigo Testamento? Veja bem: o documento 106 divide o dízimo no Antigo Testamento em três momentos: Primeiro -Dízimo dos Patriarcas; Segundo: dízimo de Moisés; Terceiro: dízimo dos Profetas. Agora preste bem atenção! Nos Patriarcas, o dízimo aparece como reconhecimento e gratidão. Isso você pode conferir no livro do Genesis 14, 18-20, o chamado dízimo de Abrão e também no livro de Genesis 28,18-22, o dízimo de Jacó. Estes textos mostram o nascimento do dízimo com Abrão e o sacerdote Melquizedec e relata a promessa de Jacó em dar a Deus o dízimo de todos os seus bens.

 

Leitor 02: É importante ressaltar: como o Dízimo é trabalhado nos livros relacionados a Moisés. Pois bem, nos Livros atribuídos a Moisés, o Dízimo aparece não somente como reconhecimento, mas como preceito, ou seja, como lei divina. Isso podemos conferir nos livros do Deuteronômio, Números e Levítico.

 

Leitor 01: Isso mesmo, nos livros do Deuteronômio, Números e Levítico o dizimo aparece como reconhecimento e preceito, ou seja, como lei, portanto naquele momento o dízimo era obrigatório. Porém é bom ressaltar que mesmo quando o dízimo está sob a legislação mosaica, ele tem as três finalidades: sustento dos levitas e sacerdotes; socorro aos necessitados e manifestação do temor de Deus.”

           

Leitor 02: Neste sentido, posso citar três exemplos de finalidades do dízimo nos Livros atribuídos a Moisés:

Primeira finalidade: ajudar no sustento dos levitas.

Ouça o que diz o texto bíblico tirado do livro dos Numeros18, 20-21:

“Javé disse a Aarão: ‘Você não receberá nenhuma herança, nem parte na terra. Para você, eu sou a sua parte e a sua herança no meio dos filhos de Israel. Aos filhos de Levi dou como herança todos os dízimos recolhidos em Israel, para pagar os serviços que me prestam na tenda da reunião [...]

 

Segunda finalidade: auxiliar aos necessitados.

Ouça o que diz o texto bíblico tirado do livro do Deuteronômio 14,28-29:

“A cada três anos você pegará o dízimo da colheita do ano e o colocarás na porta da cidade. Então virá o levita que não recebeu uma parte na herança de vocês, o imigrante, o órfão e a viúva que vivem nas suas cidades, e comerão até ficarem saciados. Desse modo, Javé seu Deus abençoará você em todo trabalho que você realizar”

 

Terceira finalidade: exercitar o temor a Deus.

Ouça o que diz o texto bíblico tirado do livro do Deuteronômio 14,22-23:

“Todos os anos você separará o dízimo de qualquer produto de seus campos e o comerá diante de Javé seu Deus, no lugar que ele tiver escolhido para aí fazer habitar o nome dele; nesse lugar você comerá o dízimo do trigo, do vinho novo e do óleo, e também os primogênitos das vacas e das ovelhas, para que você aprenda continuamente a temer Javé seu Deus .

 

Leitor 01: Agora vamos ver como o Dízimo é trabalhado nos profetas. Segundo o doc 106, os profetas releem o preceito do dízimo sob o prisma da fidelidade à aliança, ou seja, pedem ao povo hebreu que não se desvie do caminho do senhor, mas permaneçam fiel a aliança divina de continuar seguindo os mandamentos da lei de Moisés e contribuindo para que haja sempre alimento na casa do senhor.

 

Leitor 02: É neste sentido que o documento 106 interpreta o texto de Malaquias capítulo 3, 10-11:

“Pagai integralmente os dízimos ao tesouro do templo, para que haja alimento em minha casa. Fazei a experiência  - diz o Senhor dos exércitos – e vereis se não vos abro os reservatórios do céu e se não derramo a minha bênção sobre vós muito além do necessário.”  

 

Leitor 01: Por fim gostaria de dizer que este percurso bíblico que acabamos de resumir para você, nos mostra que o dízimo no Antigo Testamento, num primeiro momento aparece como reconhecimento e gesto de gratidão a Deus. Depois como preceito, por fim como fidelidade a aliança. Contudo, mesmo quando o dízimo está sob a lei, este não deixa de ter as seguintes finalidades: sustentar os levitas; auxiliar os necessitados e exercitar o temor a Deus, ou seja, desde o inicio o dízimo está relacionado a solidariedade e ao amor próximo e também serve para reconhecermos a grandeza e a maravilhas de Deus em nossas vida 

Material produzido por Eliezer Martins

Atualizado em, 10 de março de 202

Ainda este mês vamos postar aqui os fundamentos do dízimo no Novo Testamento.



>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>



O curso de formação de coordenadores de Pastoral do Dízimo é um evento da Arquidiocese de Belém, organizado e coordenado pela EAPADI. Esta é a sua 6ª edição.


OBJETIVO GERAL
Capacitar para o trabalho da Pastoral do Dízimo nas paróquias e comunidades.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Refletir sobre o perfil e as funções do coordenador (a) de pastoral do dízimo;
- Refletir sobre a liderança cristã, relacionando com o trabalho na pastoral do dízimo no ambito paróquial e arquidiocesano;
- Compreender o dízimo no documento 106 da CNBB;
- Refletir acerca das orientações para a pastoral do dízimo no documento 106, relacionando com a pastoral de conjunto;
- Perceber a importância do planejamento, plano de ação e calendário para a organização e a dinamização do trabalho da pastoral do dízimo.

DESTINATÁRIOS
Leigos e leigas que atuam na pastoral do dízimo  e demais interessados.

LOCAL:  Salão da Paróquia Nossa Senhora do Carmo
End.: Av. Nações Unidas s/n - Benevides – PA - fone: 3724.1098


CARGA HORÁRIA: 16h


CONTEÚDO

PRIMEIRO MÓDULO: 28 e 29 de março (sábado e domingo).

- O perfil e as funções do coordenador (a) de Pastoral do Dízimo;

-  O sentido da liderança na Pastoral do Dízimo no âmbito paroquial e arquidiocesano;

- Dízimo no documento 106 da CNBB (Cap. I).



SEGUNDO MÓDULO: 25 e 26 de abril (sábado e domingo).

- Dízimo no documento 106 da CNBB (Cap. II);

- Noções de planejamento, plano de ação (projeto) e calendário.


HORA: 8h às 12h (respectivamente).

O QUE LEVAR?
- Bíblia (de preferência, Edição Pastoral).
- DOC 106 da CNBB.
- Material para anotações e caneta. 

PERÍODO DE INSCRIÇÃO: 01 de fevereiro a 16 de março -2020
INVESTIMENTO
R$ 35,00 (trinta e cinco reais), os dois módulos.
 

OBS.
Sua inscrição será considerada confirmada, com o pagamento na secretaria da EAPADI ou por meio de depósito bancário de R$ 35,00 (trinta e cinco reais), até o dia 16 de março/2020 na Conta Poupança: 615.794-7, Agência Banpará: 0024 em nome da Arquidiocese de Belém – Pastoral do Dízimo - CNPJ: 04.814.851/0001-29

Obs. Enviar uma cópia do depósito para o email da EAPADI.
Telefone: 3212.9411 -



VAGAS LIMITADAS!!


INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES:
Eliezer Martins
(91) 98133.8494 (Zap)



>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

No dia 07 de abril, de 8h às 13h, no auditório da Paróquia Cristo Rei, foi realizada a 2ª parte do primeiro módulo do CURSO DE FORMAÇÃO DE COORDENADORES DE PASTORAL DO DÍZIMO.  Este evento está sendo organizado pela EAPADI, cujo objetivo é capacitar para o trabalho da pastoral do dízimo nas paróquias e comunidades da Arquidiocese.
O assessor foi o missionário Eliezer Martins (Secretário da EAPADI). Os temas trabalhados foram os seguintes:
- A Pastoral do Dízimo; 
- Dízimo no contexto atual.
Participaram desta 2ª parte: coordenadores e membros das equipes de pastoral do dízimo das paróquias da Arquidiocese.
O segundo módulo será realizado nos dias 28 e 29 de abril, no mesmo horário e local.






No dia 24 de março, de 8h às 13h, no auditório da Paróquia Cristo Rei, foi realizada a 1ª etapa do primeiro módulo do CURSO DE FORMAÇÃO DE COORDENADORES DE PASTORAL DO DÍZIMO.  Este evento está sendo organizado pela EAPADI, cujo objetivo é capacitar para o trabalho da pastoral do dízimo nas paróquias e comunidades da Arquidiocese.

O assessor foi o Pe José Maria Ribeiro (assessor da EAPADI). Os temas trabalhados foram os seguintes:

- Liderança cristã na história da salvação;

- O contexto paroquial e a Pastoral do Dízimo.

Participaram deste módulo, 74 pessoas (coordenadores e membros das equipes de pastoral do dízimo das paróquias da Arquidiocese).

A segunda etapa do primeiro módulo será realizada no dia 07 de abril, no mesmo horário.



A EAPADI agradece todos pela participação. De modo especial, agradece ao Pe Pedro (Pároco da Paróquia Cristo Rei), a Rivei (coordenadora) e toda a equipe de Pastoral do Dízimo da referida paróquia pela acolhida e apoio.


>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

CURSO DE FORMAÇÃO DE COORDENADORES DE PASTORAL DO DÍZIMO / 2018

INSCRIÇÃO: NA SECRETARIA DA EAPADI, PELA MANHÃ.



OBJETIVO


Capacitar para o trabalho da pastoral do dízimo nas paróquias e comunidades da Arquidiocese.




DESTINATÁRIOS

Missionários e/ou agentes envolvidos na pastoral do dízimo.



CONTEÚDO



PRIMEIRO MÓDULO: 24 de março (sábado) e 07 de abril (sábado).

- A liderança cristã na história da salvação;

- O contexto paroquial e a Pastoral do Dízimo;

- Dízimo no contexto atual: dos Estudos nº 08 ao Doc 106 da CNBB.

SEGUNDO MÓDULO: 28 e 29 de abril (sábado e domingo).
- O perfil e as atribuições do coordenador (a) de Pastoral do Dízimo;
- Orientações sobre planejamento, plano de ação, calendário e pauta de reunião e/ou encontro da Pastoral do Dízimo.
- Troca de experiência, dicas de leitura e dúvidas sobre o dízimo.

HORA: 8h às 13h (respectivamente).

CARGA HORÁRIA: 20 HORAS

LOCAL: Auditório da Paróquia Cristo Rei 
End.: Rua 19 de Março, nº 5 - Guanabara  - Ananindeua – PA - fone: 3235-1405

INVESTIMENTO
R$ 40,00 (quarenta reais), os dois módulos, com direito ao lanche.

APOSTILA DO CURSO
R$ 15,00 (quinze reais) - Opcioanal

O QUE LEVAR?
- Bíblia (de preferência, Edição Pastoral).
- DOC 106 da CNBB.




Outras informações:



EAPADI - Telefone: 3212.9411 (Secretaria da EAPADI)

                  Celular: 98133.8494 (TIM / ZAP) - Eliezer Martins



VAGAS LIMITADAS!!!
 

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

VEJA OS CURSOS ANTERIORES


 3ª EDIÇÃO DO CURSO - ANO 2017

1º MÓDULO


Nos dias 25 e 26 de março de 2017, de 8h às 13h, no auditório da Paróquia Sta Rita de Cássia (Cidade Nova V), foi realizado o PRIMEIRO MÓDULO DO CURSO DE FORMAÇÃO DE COORDENADORES DE PASTORAL DO DÍZIMO.  Este evento está sendo organizado pela EAPADI, cujo objetivo é capacitar para o trabalho da pastoral do dízimo nas paróquias e comunidades da Arquidiocese.
O assessor foi o Sr. Eliezer Martins (missionário da EAPADI). Os temas trabalhados foram os seguintes:
- Liderança cristã na História da Salvação;
- Dízimo no contexto atual: dos Estudos nº 08 ao Doc 106 da CNBB;
- O contexto paroquial e a Pastoral do Dízimo.
Participaram deste módulo, 27 pessoas (coordenadores e membros das equipes de pastoral do dízimo das paróquias da Arquidiocese).
O segundo, será realizado nos dias 29 e 30 de abril, no mesmo horário e local do I Módulo.

2º MÓDULO


Nos dias 29 e 30 de abril de 2017, de 8h às 13h, no salão da Paróquia Sta Rita de Cássia (Cidade Nova V), foi realizado o SEGUNDO MÓDULO DO CURSO DE FORMAÇÃO DE COORDENADORES DE PASTORAL DO DÍZIMO.  Este evento foi organizado pela EAPADI, cujo objetivo é capacitar para o trabalho da pastoral do dízimo nas paróquias e comunidades da Arquidiocese.
O assessor foi o Sr. Eliezer Martins (missionário da EAPADI). Os temas trabalhados foram os seguintes:
- O perfil e as atribuições do coordenador (a) de Pastoral do Dízimo;

- Orientações sobre planejamento, plano de ação, calendário e pauta de reunião e/ou encontro da Pastoral do Dízimo;

- Troca de experiência, dicas de leitura e dúvidas sobre o dízimo.
Participaram deste módulo, 23 agentes (coordenadores e membros das equipes de pastoral do dízimo das paróquias da Arquidiocese).
Confira algumas fotos do evento:

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
2ª EDIÇÃO DO CURSO - ANO 2016

1º  E 2º MÓDULOS


Nos dias 25 e 26 de março de 2016, de 8h às 13h, no auditório da Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Belém)foi realizado O CURSO DE FORMAÇÃO DE COORDENADORES DE PASTORAL DO DÍZIMO.  Este foi organizado pela EAPADI, cujo objetivo é capacitar para o trabalho da pastoral do dízimo nas paróquias e comunidades da Arquidiocese.
O assessor foi o Sr. Eliezer Martins (missionário da EAPADI). Os temas trabalhados foram os seguintes:
- Dízimo no contexto atual;
- O contexto paroquial e a Pastoral do Dízimo.
- O perfil e as atribuições do coordenador (a) de Pastoral do Dízimo;
- Orientações sobre planejamento, plano de ação, calendário e pauta de reunião e/ou encontro da Pastoral do Dízimo;

Participaram deste módulo, 32 pessoas (coordenadores e membros das equipes de pastoral do dízimo das paróquias da Arquidiocese).


Confira algumas fotos do evento:

 >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

1ª EDIÇÃO DO CURSO - ANO 2015
 
1º MÓDULO         
 Nos dias 25 e 26 de abril 20, de 8h às 12h, no auditório da Paróquia São Geraldo Magela, foi realizado o PRIMEIRO MÓDULO DO CURSO DE FORMAÇÃO DE COORDENADORES DE PASTORAL DO DÍZIMO.  Este evento está sendo organizado pela EAPADI, cujo objetivo é capacitar para o trabalho da pastoral do dízimo nas paróquias e comunidades da Arquidiocese.

O assessor deste primeiro módulo foi o Sr. Eliezer Martins (missionário da EAPADI). Os temas trabalhados foram os seguintes:

- Liderança cristã;

- Dízimo no contexto atual;

- O contexto paroquial e a pastoral do dízimo.

Participaram deste módulo 48 pessoas (coordenadores e membros das equipes de pastoral do dízimo das paróquias da Arquidiocese).

A continuação do curso, ou seja, o segundo módulo será realizado nos dias 06 e 07 de junho, conforme programação abaixo:

06 /06 (sábado) – 8h às 17h

07 /06 (domingo) – 8h às 12h

LOCAL: Salão da Paróquia São Jorge

Endereço: Av. Dalva, 445 – Bairro: Marambaia.  Belém – PA - Fone: 3277-4641

INVESTIMENTO

R$ 50,00 (cinquenta reais), com direito a material de apoio, almoço e lanches.




Paróquia São Geraldo Magela
Equipe de liturgia da EAPADI - Acolhida e oração
Equipe de liturgia da EAPADI - Acolhida e oração
Equipe de liturgia da EAPADI - Acolhida e oração
Eliezer Martins - Assessor do Curso
Eliezer Martins - Assessor do Curso

 
Eliezer Martins - Assessor do Curso
Trabalho em grupo


Trabalho em grupo


Trabalho em grupo


Trabalho em grupo


Trabalho em grupo


Trabalho em grupo


Trabalho em grupo


Exposição das atividades


Exposição das atividades


Exposição das atividades


Exposição das atividades
Exposição das atividades


FOTOS DO SEGUNDO DIA DE FORMAÇÃO

Eliezer Martins - Assessor do Curso



Participação da assembleia




Participação da assembleia


Participação da assembleia


Participação da assembleia


Participação de Pe Dalvan

Sorteio de brindes
 
Lanche
  1.    
Participação de Pe Djalma - assessor da EAPADI
Oração e Benção proferida por Pe Djalma
Oração e Benção proferida por Pe Djalma


Oração e Benção proferida por Pe Djalma


Oração e Benção proferida por Pe Djalma


Equipe de trabalho da EAPADI


Equipe de trabalho da EAPADI

A EAPADI agradece os participantes deste primeiro módulo. E também, a todos os que ajudaram realizar este evento, de modo especial, os membros das Equipes de Trabalho, pelo compromisso e responsabilidade, ao Pe Ronaldo Menezes (Pároco da Paróquia São Geraldo Magela) pela cessão do auditório e também ao assessor da EAPADI, Pe Djalma Lopes, pelo apoio.





2º MÓDULO

Nos dias 06 e 07 de junho de 2015, de 8h às 17h e 8h às 12h, respectivamente, no salão da Paróquia São Jorge, foi realizado o SEGUNDO MÓDULO DO CURSO DE FORMAÇÃO DE COORDENADORES DE PASTORAL DO DÍZIMO.  
 Este evento foi organizado pela EAPADI, cujo objetivo é capacitar para o trabalho da pastoral do dízimo nas paróquias e comunidades da Arquidiocese.
O assessor do segundo módulo foi o Sr. Eliezer Martins (missionário da EAPADI). 
Os temas trabalhados foram os seguintes:
- O perfil e as atribuições do coordenador de pastoral do dízimo;
- Planejamento e Plano de ação;
- Pauta de reunião.
Participaram deste módulo apenas 29 pessoas (coordenadores e membros das equipes de pastoral do dízimo das paróquias da Arquidiocese).

 
 





















FIM!

 A EAPADI agradece os participantes deste segundo módulo. E também, a todos os que ajudaram realizar este evento, de modo especial, os membros das Equipes de Trabalho, pelo compromisso e responsabilidade, ao Pe. João Gilvan Gomes (Pároco da Paróquia São Jorge) pela cessão do salão e também ao assessor da EAPADI, Pe Djalma Lopes, pelo apoio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário