I ENCONTRO DO DÍZIMO DO REGIONBAL NORTE 2

1º ENCONTRO REGIONAL DA PASTORAL DO DÍZIMO

Aconteceu na sede da CNBB-Norte 2, em Belém do Pará, de 14 a 16 de setembro de 2018, o 1º Encontro Regional da Pastoral do Dízimo. O evento teve como objetivos: ouvir e partilhar as experiências em relação ao dízimo nas Dioceses e Prelazias do Regional; fortalecer as iniciativas já existentes e, propor alternativas de formação e organização em relação à pastoral do dízimo, a partir das realidades do Regional; integrar as equipes diocesanas/prelazias da pastoral do dízimo com o intuito de se criar uma coordenação em nível Regional da Pastoral do Dízimo, a fim de produzir subsídios didáticos e de mídia para a formação dos missionários que atuam nessa pastoral, à luz do Documento 106 da CNBB.
Das 13 Dioceses/Prelazias do Regional Norte 2, estiveram presentes 8, com a participação de 24 Delegados de suas respectivas Igrejas particulares. Após a escuta das experiências e o aprofundamento do Documento 105 da CNBB que trata do protagonismo dos Leigos e Leigas na Igreja, foram apontadas as proposições pelos presentes, dentre elas a criação de uma equipe em nível regional em vista de uma ação integrada conforme o que está no documento 106, nº 48. Assim sendo, por unanimidade foi criada a referida equipe formada pelos seguintes missionários: Cláudia e Socorro (Arquidiocese de Belém); Evilázio e Negildo (Diocese de Bragança); Arley e Givanildo (Diocese de Cametá); Sérgio (Diocese de Santarém); Arthur (Diocese de Castanhal); Elaine (Diocese de Óbidos); Luy e Dilma (Prelazia de Marajó); Diácono Edson (Diocese de Macapá). Ficou como Assessor Eclesiástico o Pe. José Maria da Silva Ribeiro (Arquidiocese de Belém).
Devido a vasta extensão do Regional ficou aprovado que os padres presentes no encontro acompanharão as equipes diocesanas da pastoral do dízimo em suas respectivas regiões, ficando assim distribuídos: Região das Ilhas (Pe. Marcelo, Prelazia de Marajó); Região Nordeste do Pará (Pe. Afonso – Diocese de Bragança e o Pe. Érico – Diocese de Castanhal); Região Oeste do Pará (Pe. Emmanuel – Diocese de Óbidos). As 5 Dioceses que não puderam estar presentes serão contactadas oportunamente para que também integrem esse projeto de pastoral do dízimo nesse Regional Norte 2 – Pará e Amapá.
Belém, 18 de setembro de 2018.

Pe. José Maria da Silva Ribeiro
Assessor Eclesiástico da PDR-N2

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

RELATÓRIO DA TERCEIRA REUNIÃO EM PREPARAÇÃO AO I ENCONTRO DO DÍZIMO DO REGIONAL NORTE 2

No dia onze de agosto de dois mil e dezoito, de 9h às 11h30, no auditório da CNBB, Regional Norte 2, foi realizada a terceira reunião com representantes da Pastoral do Dízimo deste Regional.  Participaram da reunião: Pe José Maria Ribeiro, Sra. Santana dos Santos, Sr. Eliezer Martins, Sr. Thadeu Abreu, Sra. Simaia Rodrigues, Sra. Léa Silva, Sra. Socorro Carvalho e o Sr. Adair  Mendes (Arquidiocese de Belém); Pe Carlos Afonso, Sra. Maria de Fátima Vale e Sr. Maurício Rosário (Diocese de Bragança). O coordenador da reunião foi o Pe José Maria Ribeiro (Assessor da Pastoral do Dízimo da Arquidiocese de Belém). O Secretário foi o Sr. Eliezer Martins (Secretário da EAPADI – Equipe Arquidiocesana de Pastoral do Dízimo).
A reunião começou com a oração.  O texto bíblico que serviu de base para a reflexão foi Mt 17,14-20. Após a oração, fez-se a apresentação. Em seguida foram feitos os seguintes encaminhamentos:
- A comissão organizadora decidiu prorrogar o prazo da inscrição até o dia 31 de agosto, pois até o dia 10 deste mês, mais da metade das Dioceses / Prelazias ainda não tinham feitas as suas inscrições.
- Quanto ao número de delegados, foi decidido que se pode participar do encontro até 07 (sete), por Diocese / Prelazia.
- Foi esclarecido que o valor de R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais), refere-se à hospedagem, à alimentação, bem como a todo o material de apoio de cada delegado (a) do Encontro. Aqueles que fazem parte da equipe de serviço (secretaria, liturgia e logística), que não irão se hospedar no local do evento, será cobrado uma taxa de R$ 80,00 (oitenta reais) referente à alimentação destes, sem direito ao material de apoio, exceto o crachá.
- Foram feitas as seguintes alterações na programação do evento: 15/09 - SÁBADO: 8h30- em vez “troca de experiência”, colocou-se o termo “partilha de experiência”. Esta partilha será feita sábado pela manhã, onde cada Igreja Particular do Regional irá apresentar a sua realidade do dízimo. Para isso, pede-se que cada Diocese/ Prelazia prepare um pequeno relatório sobre a organização da Pastoral do Dízimo; ações que realizam; materiais que utilizam etc. Tempo: 10 minutos. Além da partilha de experiência, conforme já foi mencionado na ficha de inscrição, cada Diocese/ Prelazia deverá trazer materiais / subsídios (livros, apostilas, cartazes, CDs, DVDs etc), que utilizam na evangelização por meio do dízimo para se fazer exposição durante o Encontro. No sábado à tarde, das 14h às 16h, os delegados irão se reunir para discutir sobre a realidade da pastoral do dízimo no Regional e, juntos, sugerirem ações concretas para se melhorar essa realidade. Foi definido que após esta atividade, todas as propostas dos grupos serão encaminhadas a uma comissão composta por membros da coordenação geral do evento.
Após o lanche, às 16h30 em vez de “roda de conversa”, será feita uma formação sobre o tema: O protagonismo do missionário (a) do dízimo na Igreja: uma reflexão à luz do Doc 105 da CNBB.
“A noite cultural” que seria realizada sábado, a partir das 2h00, foi substituída pela “continuação da formação / partilha”, encerrando às 21h30 e não às 22h30 como estava previsto na programação anterior. Também foi definido que, enquanto os delegados estiverem participando da formação, a comissão acima referida, irá se reunir para organizar uma síntese das propostas dos grupos a ser apresentada no domingo, a fim de que o resultado contido na síntese seja apreciado pela assembleia e, em seguida, seja posto em votação. Por isso, dia 16/09 – DOMINGO, às 8h30, o tópico “encaminhamento das propostas”, foi substituído por “apresentação da síntese”. Os demais tópicos da programação do I Encontro do Dízimo do Regional Norte 2 seguem sem alterações.
- Também nesta reunião, foi deliberado que o Padre José Maria Ribeiro será o mediador do Encontro;
- As equipes de trabalho ficaram assim definidas:
.Secretaria / arquivo: responsáveis – Simaia Rodrigues (Belém) e Fátima Vale (Bragança), apoio: Manoel do Carmo (Abaetetuba) e equipe se secretaria da EAPADI. Tarefas: organizar as pastas, crachás e todo o material do Encontro; fazer a acolhida / credenciamento e todo o registro do evento (frequência, ata, fotografia etc).
.Liturgia / equipamento: responsáveis - Pe Carlos Afonso (Bragança) e Arley Preste (Cametá), apoio equipe de liturgia da EAPADI. Tarefas: escolher e organizar o livreto de cânticos; providenciar músicos e animador (a); auxiliar o mediador nos trabalhos em grupo e na plenária; organizar a oração, missa, lucernário...; envolver as outras Dioceses / Prelazias na liturgia; cuidar dos equipamentos de som, data show, microfones etc
. Logística / serviços gerais: responsáveis -Thadeu Abreu (Belém) e Laudineide Vieira (Abaetetuba), apoio: equipe de eventos da EAPADI. Tarefas: providenciar todos os equipamentos necessários para a realização do evento (extensão, caixa amplificada, microfones, data show, notebook etc); servir café, água etc e, quando necessário, ajudar na arrumação e limpeza do auditório, refeitório, banheiros etc; organizar a exposição do material trazido pelas Dioceses/ Prelazias.
. Coordenação geral / finanças: responsáveis - Pe José Maria Ribeiro, Santana dos Santos e Eliezer Martins (Belém). Tarefas: cuidar da organização geral do encontro e dos recursos arrecadados; efetuar pagamentos; emitir recibos; prestar conta; entrar em contato com a direção / secretaria da CNBB N2 / bispos etc.
- Nesta reunião foi aprovado um documento que servirá de orientação, sobretudo, para os delegados (a) do Encontro.
Foi definida que a reunião de avaliação e prestação de conta do I Encontro do Dízimo do Regional Norte 2 será realizada dia 15 de novembro, de 9h às 11h30, no Centro de Pastoral da Arquidiocese, sala 11. Endereço: Av. Governador José Malcher, 915, Nazaré / Belém/PA.
Sem mais outros assuntos a tratar, a reunião encerrou-se com oração.

Belém, 13 de agosto de 2018.
  
Eliezer de Souza Martins

Coordenação do Encontro / Secretário da EAPADI


>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

RELATÓRIO DA SEGUNDA REUNIÃO EM PREPARAÇÃO AO I ENCONTRO DO DÍZIMO DO REGIONAL NORTE 2



No dia dez de março de dois mil e dezoito, de 9h às 11h30, no auditório da CNBB Norte 2, foi realizada a segunda reunião com representantes da Pastoral do Dízimo das Dioceses/ Prelazias deste Regional.  Participaram da reunião: Pe José Maria Ribeiro, Sra. Santana dos Santos e Sr. Eliezer Martins (Arquidiocese de Belém); Sr. Manoel do Carmo (Diocese de Abaetetuba); Sra. Maria de Fátima Vale (Diocese de Bragança); Sr. Arley Prestes (Diocese de Cametá); Pe Célio Roberto (Diocese de Ponta de Pedras). O coordenador da reunião foi o Pe José Maria Ribeiro (Assessor da Pastoral do Dízimo da Arquidiocese de Belém). O Secretário foi o Sr. Eliezer Martins (Secretário da EAPADI – Equipe Arquidiocesana de Pastoral do Dízimo).
A reunião começou com a oração.  O texto bíblico que serviu de base para a reflexão feita pelo coordenador da reunião foi Jo 17,20-25. Após a oração, foi feita a apresentação do representante da Diocese de Ponta de Pedras. Em seguida, Pe José Maria falou sobre a participação dele, no dia 06 de fevereiro, na reunião dos bispos do regional. Em suma, disse que apresentou o projeto / proposta do I Encontro do Dízimo do Regional Norte 2 e que “Dom Bernardo na condição de Presidente da CNBB – Norte 2 pôs em votação a proposta apresentada e, por unanimidade esta foi aprovada pelos bispos das 14 Diocese/Prelazias das Igrejas Particulares do Pará e Amapá.”
Após o padre falar sobre a participação dele na reunião dos bispos, pediu para o Sr. Eliezer Martins fazer os outros encaminhamentos da reunião. Eliezer lembrou que na reunião anterior (27/01), tinha-se combinado que nesta (10/03), a EAPADI iria trazer o esboço de um projeto/programação para ser apreciado pelos participantes. Além disso, tinha-se acordado que, cada Diocese/Prelazia iria trazer uma sugestão de tema e logomarca.
O secretário apresentou a sugestão de projeto/programação elaborada pela EAPADI. Após a apresentação, foi pedido para os representantes se manifestarem. Depois de uma breve discussão, os representantes aprovaram o projeto e após fazerem alguns ajustes na programação, aprovaram a mesma. Também foi aprovada a logomarca. O tema escolhido para o I Encontro do Dízimo do Regional Norte 2 foi Dízimo: escuta, partilha e missão.
Quanto ao local do I Encontro, além da CNBB, foi sugerido o Monte Tabor (Icoaraci). Pe José Maria ficou de entrar em contato com as Irmãs do referido local para verificar se há possibilidade de se realizar o evento neste. Assim que for definido o local, a secretaria da EAPADI irá avisar aos interessados. Quanto ao número de participantes por Diocese/Prelazia, se este for realizado na CNBB, serão apenas 05 participantes, mas se for no Monte Tarbor, serão 07.
Quanto à equipe organizadora do evento, esta ficou assim composta: Pe José Maria, Santana dos Santos e Eliezer Martins (Belém); Pe Afonso e Maria de Fátima (Bragança); Pe Célio Roberto (Ponta de Pedras); Laudineide Vieira e Manoel do Carmo (Abaetetuba); Arley Prestes (Cametá).
Foram distribuídas algumas tarefas / responsabilidades: Pe Afonso ficou responsável pela liturgia; Fátima Vale e Manoel, secretaria; Arley Prestes, equipamentos/ informática.  Foi dada sugestão de se marcar outra reunião para fazer os últimos ajustes e distribuir as outras tarefas do I Encontro. Todos concordaram. Assim, a reunião foi marcada para o dia 11 de agosto, de 9h às 11h30, na sede Regional da CNBB.
Sem mais outros assuntos a tratar, a reunião encerrou-se com oração.

Belém, 12 de março de 2018.


Eliezer de Souza Martins

Coordenação do Encontro / Secretário da EAPADI

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
LOGOMARCA DO I ENCONTRO DO DÍZIMO DO REGIONAL NORTE 2





Nesta, temos o mapa do Pará e Amapá. As cores são dos dois Estados que compõem o Regional Norte 2

LUZ: simboliza a escuta ao apelo de Deus.
CORAÇÃO: simboliza a partilha.
BRAÇOS: simbolizam a missão.


Após ouvirem o apelo de Deus, os missionários do dízimo das Dioceses/Prelazias do Regional Norte 2 resolveram se encontrar para partilhar as experiências e, juntos, aprovarem ações missionárias visando o fortalecimento da Pastoral do Dízimo no Regional.
  
 >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>


PROJETO
I ENCONTRO DO DÍZIMO DO REGIONAL NORTE 2

Tema - Dízimo: escuta, partilha e missão

I – JUSTIFICATIVA
A CNBB há mais de quarenta anos solicitou às Igrejas particulares do Brasil que fizessem a opção pelo sistema do dízimo, como principal forma de sustentação da Igreja. Sabemos que no Regional Norte 02, o trabalho da Pastoral do Dízimo não tem sido fácil, mas, mesmo assim, as Dioceses/Prelazias ao logo de desses anos vêm despertando para a partilha por meio do dízimo.
Assim sendo, eis que surgiu a ideia de organizarmos em setembro de 2018, o I ENCONTRO DO DÍZIMO DO REGIONAL NORTE 2, com objetivo de reunir os missionários (as) do dízimo das Dioceses/ Prelazias desse Regional, a fim de se aprofundar o conhecimento sobre o dízimo, partilhar as experiências e, juntos,  propormos ações missionárias para melhorar o trabalho da Pastoral do Dízimo no Regional.

II - OBJETIVOS
·        Geral

Reunir representantes de Pastoral do Dízimo das Dioceses/Prelazias do Regional Norte 2, para partilhar experiências, discutir sobre a realidade da Pastoral do Dízimo e aprovar ações visando à melhoria do trabalho da Pastoral do Dízimo no Regional.
     
·        Específicos

- Partilhar as experiências das Dioceses/Prelazias do Regional, por meio de exposições e/ou socialização de material sobre o dízimo;

- Elaborar propostas de ação, por meio de atividades em grupo;

- Fazer a socialização das propostas e, juntos, aprovar ações;

- Promover momentos de espiritualidade e encontro pessoal com Deus, como: Santa Missa, Lucernário e Oficio Divino;

- Realizar noite cultural a fim de estreitar os laços de amizades entre os participantes.

III - METAS 
- Reunir representantes de Pastoral do Dízimo das Dioceses/Prelazias;
- Conhecer a realidade da Pastoral do Dízimo do Regional;
- Aprovar ações e/ou fazer encaminhamentos.

IV - PÚBLICO ALVO
- Padres, diáconos, religiosos (as), leigos (as) que atuam na Pastoral do Dízimo das Dioceses/Prelazias do Regional Norte 2.

V – REALIZAÇÃO
Data: 14, 15 e 16 de setembro de 2018.
Local: Auditório Amazônia - Sede da CNBB – Regional Norte 2

VI - SUGESTÕES DE ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS NO EVENTO
- Abertura com a participação do bispo, lucernário e missa de encerramento;
- Troca de experiências / partilha (subsídios, metodologias, testemunhos, relatos etc);
- Trabalho em grupo;
- Socialização das atividades, votação e aprovação das propostas de ação;
- Noite cultural: comidas típicas, apresentação de músicas, danças, teatro etc.;
- Exposição de material sobre o dízimo (durante todo o evento) produzido pelas Dioceses/Prelazias.

VII - ORGANIZAÇÃO DO EVENTO:
- Arquidiocese de Belém – EAPADI – Equipe Arquidiocesana de Pastoral do Dízimo, com apoio das Dioceses/Prelazias do Regional Norte 2.

VIII - RESPONSABILIDADES DA COMISSÃO ORGANIZADORA
·        Elaborar material de divulgação e subsídio
- Escolher o tema, criar a logomarca, elaborar projeto / programação; confeccionar camisas e cartazes a serem disponibilizadas as Dioceses/Prelazias.

·        Divulgar o evento
- Nos meios de comunicação católicos: rádio, TV, jornal e internet e nas paróquias e/ou comunidades.

·        Organizar toda a estrutura do evento
- Inscrição, credenciamento, acolhida, hospedagem, alimentação, local para realização do evento etc.
- Som e equipamentos: data show, notebook, caixa de som, microfones, extensão etc

REFERÊNCIAS
DOCUMENTOS DA CNBB Nº 106 – O dízimo na comunidade de fé: orientações e propostas. São Paulo: Edições CNBB, 2016.
DOCUMENTOS DA CNBB Nº 105 – Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade. São Paulo: Paulinas, 2016.
DOCUMENTOS DA CNBB Nº 100 – Comunidade de comunidades: uma nova paróquia – a conversão pastoral da paróquia. São Paulo: Paulinas, 2014.





I ENCONTRO DE PASTORAL DO DÍZIMO DO REGIONAL NORTE 2

Tema - Dízimo: escuta, partilha e missão
Público alvo: Padres, diáconos, religiosos (as), leigos (as) que atuam na Pastoral do Dízimo das Dioceses/Prelazias do Regional Norte 2.
Data: 14 a 16 de setembro de 2018.
Local: Auditório Amazônia - Sede da CNBB – Regional Norte 2 ou Monte Tabor (Icoaraci)
Participantes: 05 ou 07 por Diocese/Prelazia
Taxa de participação: ?


PROGRAMAÇÃO

14/09 - SEXTA-FEIRA

16h00 – Credenciamento / acolhida

18h30 - Jantar


20h00 - Lucernário  

20h30- Abertura oficial – Mensagem do bispo

20h45 - Apresentação dos participantes

22h00 - Descanso


15/09 – SÁBADO

6h00 - Despertar

6h30 – Santa Missa

7h30 - Café

8h00 - Animação

8h30 - Troca de experiência / partilha

10h00 - Lanche

10h30 - Continuação / Troca de experiência

12h00 - Almoço

13h30 - Despertar

14h00 – Animação / encaminhamentos

14h30 - Trabalho em grupo

16h00 – Lanche

16h30- Roda de conversa / socialização

17h30 – Intervalo para higienização pessoal

18h30 – Oficio Divino

19h00 - Jantar

20h00 - Noite cultural

22h30 - Repouso


16/09 – DOMINGO

6h00 - Despertar

7h00 – Café

7h30 – Missa de encerramento

8h30 - Encaminhamento das propostas / votação

10h00 - Lanche

10h30 - Considerações / outros

12h00 - Almoço

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

RELATÓRIO DA APRESENTAÇÃO DO PROJETO
ERPADI = EQUIPE REGIONAL DA PASTORAL DO DÍZIMO – Norte 2

Aos seis dias do mês de fevereiro de dois mil e dezoito, às 16:30h, no Tabor – Icoaraci, os bispos das 14 Dioceses/Prelazias do Regional Norte 2 – Pará e Amapá, reunidos em sua reunião ordinária da CNBB – Norte 2, receberam fraternalmente o Pe. José Maria da Silva Ribeiro, Assessor Eclesiástico da EAPADI, quando na ocasião o mesmo apresentou a seguinte proposta:

“Há 20 anos a Igreja de Belém iniciou a missão de despertar entre os fiéis católicos das comunidades e, por conseguinte das respectivas paróquias desta Igreja particular a consciência do gesto da partilha, através do Dízimo. O arcebispo de então, Dom Vicente Zico, após a visita de um missionário leigo do MEAC, o Sr. Bruno, que durante uma manhã inteira apresentou aos presbíteros da Arquidiocese de Belém a proposta do dízimo como opção pastoral e fonte de sustentação da Diocese e das paróquias, lançou o desafio aos mesmos de organizar essa pastoral na Igreja de Belém.
         Foi, então, constituída uma equipe formada pelos leigos e leigas tendo à frente um presbítero, dando origem a Equipe Arquidiocesana de Pastoral do Dízimo – EAPADI. E lá se vão 20 anos de caminhada!
         Algumas Dioceses/Prelazias desse Regional tiveram a assessoria dos missionários dessa equipe arquidiocesana. Hoje o dízimo é uma realidade bonita em nossas Igrejas Particulares do Regional Norte 2.
         Celebrando, pois os 20 anos de evangelização através do Dízimo, a EAPADI, em sintonia com o atual Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, convidam os Senhores Bispos deste Regional para celebrarmos, juntos, essa significativa conquista. Assim sendo, estamos organizando para os dias 14 a 16 de setembro de 2018, o 1º Encontro da Pastoral do Dízimo do Regional Norte 2. O evento está previsto para acontecer na sede da CNBB do Regional Norte 2.
         Tal projeto foi iniciado na primeira reunião com os representantes das Dioceses desse Regional no dia 27 de janeiro passado. Estiveram presentes os representantes das Dioceses de Abaetetuba, Belém, Bragança e Cametá. A próxima reunião com os representantes das Dioceses está prevista para o dia 10 de março próximo vindouro, às 9h, na sede da CNBB.
         O que se pretende com o I Encontro da Pastoral do Dízimo do Regional Norte 2?
·        Ouvir e partilhar as experiências em relação ao dízimo nas Dioceses e Prelazias do Regional;
·        Fortalecer as iniciativas já existentes e, propor alternativas de formação e organização em relação à pastoral do dízimo, a partir das realidades do Regional;
·        Integrar as equipes diocesanas da pastoral do dízimo com o intuito de se criar a Equipe Regional da Pastoral do Dízimo – ERPADI Norte 2, a fim de subsidiar materiais didáticos e de mídia para o fortalecimento dessa pastoral nas dioceses/ prelazias, à luz do Doc. 106, da CNBB.
A formatação do 1º Encontro do Dízimo do Regional Norte 2 dar-se-á na reunião do dia 10 de março. Daí a importância dos senhores bispos enviarem dois representantes para, juntos, construirmos tal projeto”.

Após a apresentação do referido projeto, foi dada a palavra aos senhores bispos, quando na ocasião alguns deles se manifestaram: Dom Jesus, bispo de Bragança – “Gostei da proposta, sobretudo porque hoje está desaparecendo a visão do dízimo enquanto campanha financeira e dando mais ênfase à consciência de pertença, de partilha na Igreja”. Dom Flávio Giovenale, de Santarém ressaltou a importância de se organizar essa pastoral, levando-se em conta as distâncias das dioceses/prelazias em relação à Belém. Dom Irineu, bispo auxiliar de Belém elogiou a iniciativa. O bispo de Itaituba também manifestou-se favorável à iniciativa e espera que esse projeto aconteça, inclusive ressaltando a expressão “missionários do dízimo”, termo bem apropriado à Igreja na Amazônia. Dom Alberto Taveira também se pronunciou apoiando a iniciativa e disse “que o Encontro Regional será uma oportunidade para se organizar a pastoral do dízimo em nível regional”. Dom Bernardo Johannes Bahlmann, bispo da diocese de Óbidos e presidente da CNBB do Regional Norte 2 justificou a ausência de seus representantes na reunião do dia 27 de janeiro de 2018 e chamou a atenção para a impossibilidade dos representantes das dioceses/prelazias distantes vir à Belém para uma reunião de 4 horas. Após as manifestações acima, Dom Bernardo na condição de Presidente da CNBB – Norte 2 pôs em votação a proposta apresentada e, por unanimidade foi aprovada pelos bispos das 14 dioceses das Igrejas Particulares do Pará e Amapá.


Belém, 06 de fevereiro de 2018


Pe. José Maria da Silva Ribeiro
Assessor Eclesiástico da EAPADI


>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

RELATÓRIO DA PRIMEIRA REUNIÃO EM PREPARAÇÃO AO I ENCONTRO DO DÍZIMO DO REGIONAL NORTE 2
 

No dia vinte e sete de janeiro de dois mil e dezoito, de 9h às 11h30, no auditório da CNBB Norte 2 foi realizada a reunião com representantes da Pastoral do Dízimo das Dioceses/ Prelazias deste Regional.  Participaram da reunião três representantes da Arquidiocese de Belém (Pe José Maria Ribeiro, Santana dos Santos e Eliezer Martins), dois representantes da Diocese de Abaetetuba (Sra Laudineide Vieira e Sr Manoel do Carmo), dois representantes da Diocese de Bragança (Pe Carlos Afonso Lima e a Sra Maria de Fátima Vale) e um representante da Diocese de Cametá (Sr. Arley Prestes). O coordenador da reunião foi o Pe José Maria Ribeiro (Assessor da Pastoral do Dízimo da Arquidiocese de Belém). O Secretário, foi o Sr. Eliezer Martins (Secretário da EAPADI – Equipe Arquidiocesana de Pastoral do Dízimo).
A reunião começou com a oração.  O texto bíblico que serviu de base para a reflexão feita pelo coordenador da reunião foi Mc 4,35-41. Pe José Maria pediu para os presentes partilharem o texto bíblico. O tema principal da partilha foi: “Passemos para a outra margem.”
Após a oração, cada representante se apresentou e falou um pouco da realidade da Pastoral do Dízimo na sua Diocese. Em seguida, Pe José Maria apresentou a proposta do I ENCONTRO DO DÍZIMO DO REGIONAL NORTE 2, previsto para acontecer nos dias 14, 15 e 16 de setembro de 2018, na sede Regional da CNBB. A ideia foi aprovada pelos presentes.
Devido à capacidade máxima de o auditório ser de 80 pessoas, ficou acordado que cada Diocese/Prelazia terá direito a 05 representantes. O coordenador da reunião pediu que entre os 05, de preferência, tenha um padre representando a Pastoral do Dízimo da referida Diocese/Prelazia.
Foi dada sugestão de se marcar outra reunião para discutir e organizar a programação do I Encontro do Dízimo do Regional Norte 2.Todos concordaram. Assim, a reunião foi marcada para o dia 10 de março, de 9h às 11h30, na sede Regional da CNBB. Ficou combinado que nesta reunião, a EAPADI irá levar o esboço de um projeto/programação para ser apreciado pelos participantes. Também ficou acordado que, cada Diocese/Prelazia deverá levar no dia 10/03 uma sugestão de tema e logomarca.
Sem mais outros assuntos a tratar, a reunião encerrou-se com oração.

Belém, 02 de fevereiro de 2018.


Eliezer de Souza Martins

Coordenação do Encontro / Secretário da EAPADI

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

CARTA CONVITE 

Aos
Exmsº. e Revmsº.  Srs. BISPOS DAS DIOCESES E PRELAZIAS DO REGIONAL NORTE 02
DD. Bispos
Assunto: I Encontro do Dízimo do Regional Norte 2



Senhores Bispos,


Como é do conhecimento de Vossas Excelências Reverendíssimas, a CNBB a mais de quarenta anos solicitou às Igrejas particulares do Brasil que fizessem a opção pelo sistema do dízimo, como forma de sustentação da Igreja. Sabemos que no Regional Norte 02, o trabalho da Pastoral do Dízimo não tem sido fácil, mas, mesmo assim, as Dioceses e Prelazias ao logo de desses anos vêm despertando para a partilha através do dizimo.

Assim sendo, eis que surgiu a ideia de organizarmos em setembro de 2018, o I ENCONTRO DO DÍZIMO DO REGIONAL NORTE 2, com objetivo de escutar, partilhar e, juntos, propormos ações para o fortalecimento do trabalho da Pastoral do Dízimo nas Dioceses e Prelazias deste Regional.

Para que a ideia se torne realidade, convidamos 02 representantes da Pastoral do Dízimo de sua Diocese/Prelazia para participarem de uma reunião no dia 27 de janeiro de 2018, de 9h às 11h30 (encerrando com o almoço), na Sede Regional da CNBB N2 – Trav, Barão do Triunfo, 3151, entre Almirante Barroso e 25 de setembro, Bairro do Marco.

Atenção!
       .Favor confirmar a presença dos representantes na reunião, até o dia 16 de janeiro.
        .Solicitamos o nome, e-mail, telefone/ WhatsApp, nome da Diocese / Prelazia da (s) pessoa (s) que irá (ão) participar da reunião.

     . Informamos que:
     . Os custos com as passagens até Belém ficarão a cargo da Diocese/Prelazia;
     . A hospedagem para dormir, caso haja necessidade, ficará a cargo da CNBB- Regional Norte 2.
     
Na esperança de continuarmos nos fortalecendo através da experiência do dízimo em nossas Igrejas particulares, despedimo-nos suplicando as bênçãos de Deus-Trindade sob a proteção de  Nsa Sra de Nazaré, Rainha da Amazônia.
 Belém, 18 de dezembro de 2017.
Pe. José Maria da Silva Ribeiro
Assessor Arquidiocesano da Pastoral do Dízimo
EAPADI

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário