sábado, 25 de setembro de 2010

IMPONTUALIDADE PODE SER CONSIDERADA FALTA DE CARÁTER
 

Brasil... meu Brasil brasileiro... só quem não atrasa é estrangeiro...

Ary Barroso que perdoe a permissão poética, mas este país lindo e trigueiro tem um defeito grave: ninguém gosta de ser pontual. Nossa latinidade, cantada em verso e prosa, parece que ainda não está pronta para viver na era da globalização.

Atrasa-se em tudo... para começar reuniões, entregar um trabalho, ligar para alguém... Atrasa-se o pagamento, o presente, os parabéns para o melhor amigo e até o casamento. 

Para resolver o problema do atraso, escritórios de consultoria socorrem empresas e pessoas vítimas da falta de tempo. O “remédio” para o problema são aulas de administração do tempo. 

A falta de tempo é usada como justificativa para fazer o outro esperar, e isso é uma grande gafe. Sim, porque em geral, por traz dos atrasos, sempre existe uma ou mais pessoas que, talvez, foram pontuais. E saiba que ao atrasar você rouba do outro o maior valor da vida: o tempo.

Fazer a outra pessoa esperar é uma forma violenta de mostrar poder. Só atrasa quem pode e, nesses casos, espera quem precisa. Ninguém que tenha juízo atrasa, por exemplo, para uma entrevista de emprego.

A dificuldade em ser pontual é resultado - muitas vezes - de pura indisciplina e falta de respeito pelo outro. Por isso, antes de marcar um compromisso, analise se você tem real interesse que ele aconteça, caso contrário, é melhor não aceitar o convite.

Olha a hora, olha a hora!

Atrasos só são justificados em casos muito especiais,  como mortes, mas não vale matar a tia duas vezes;

Vai atrasar? Ligue avisando;

Para não esperar demais, ligue confirmando o compromisso duas horas antes e questione se a pessoa vai precisar de um tempo extra para chegar;

Verifique se entendeu as informações para conseguir chegar ao compromisso: data, hora, local e as coordenadas de como fazer para chegar;

Em alguns países o atraso é considerado falta de caráter, por isso, redobre a atenção se o encontro for com estrangeiros;

Seja assertivo ao marcar um compromisso. Confesse delicadamente que detesta esperar;

Pontualidade é um fator que colabora para a boa imagem. Pessoas pontuais transmitem maior credibilidade.


Por Lícia Egger Moellwald

Nenhum comentário:

Postar um comentário