segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

ABERTURA DAS ATIVIDADES DA PASTORAL DO DÍZIMO/ 2018


 EAPADI: 20 ANOS DE EVANGELIZAÇÃO NA IGREJA

No dia 03 de fevereiro, de 8h às 13h, na Paróquia Menino Deus, foi realizada a Espiritualidade da Pastoral do Dízimo da Arquidiocese de Belém. Este evento marcou abertura oficial das atividades da Pastoral do Dízimo da Arquidiocese/2018.
A acolhida foi feita pela coordenadora da EAPADI: Santana dos Santos e pelo pároco da Paróquia Menino Deus: Pe Ederaldo da Mata.
O louvor ficou por conta do grupo de cântico da equipe de liturgia da EAPADI.
A primeira palestra com o tema: O cristão leigo como sujeito na Igreja e na sociedade: discernimentos necessários e desafios na missão, foi ministrada pela Sra Rai Azevedo - (Assessora e coordenadora de cursos do IPAR).
Em seguida foi servido o lanche. Este foi doado pelas regiões episcopais.
Após o lanche, deu-se continuidade a espiritualidade com a segunda palestra sobre o tema: Dízimo e o sentido de pertença à Igreja. O palestrante foi o Pe André Teles (Pároco da Paróquia Santa Rita de Cássia).
Após a palestra, Eliezer Martins (Secretário da EAPADI), fez a apresentação da logomarca oficial dos 20 anos da EAPADI e a apresentação do calendário da Pastoral do Dízimo da Arquidiocese/ 2018. A logomarca que contém os símbolos igreja, coração e bonecos, Eliezer explicou que a IGREJA: representa cada Paróquia de nossa Arquidiocese de Belém. CORAÇÃO: representa todos os dizimistas que fazem parte de cada Paróquia. BONECOS: representam as sete regiões episcopais onde a EAPADI atua há 20 anos evangelizando, despertando para a partilha e consequentemente, despertando o sentido de pertença à Igreja.
Sobre o calendário, o Secretário disse que além das formações que acontecerão nos dias 14 de abril e 16 de junho, teremos: o Curso de Formação de Coordenadores nos dia 24/25 de março e 28/29 de abril; o XIII Café Partilhado no dia 27 de maio; a missa em Ação de Graças pelos 20 anos da EAPADI no dia 25 de agosto; o I Encontro do Dízimo do Regional Norte 2 nos dias 14, 15 e 16 de setembro; a missa por ocasião do Círio de Nsa Sra de Nazaré em outubro; o mês do dízimo em novembro, encerrando com confraternização no dia 1º  de dezembro. Disse que as formações das regiões episcopais acontecerão nos meses de março, maio e agosto. 
Após a apresentação da logo e do calendário, foi celebrada a Santa Missa. Esta foi presidida por Dom Antônio de Assis (Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém). Dom Antonio agradece a todos pelo empenho e colaboração. Disse que o missionário do dízimo não deve  estar preocupado com o dinheiro a ser arrecadado, mas em despertar para a partilha, generosidade e solidariedade. O recurso financeiro é uma consequência de todo o trabalho de evangelização.
Antes do encerramento da Santa missa, em nome da EAPADI, Eliezer agradeceu  Dom Antônio pelo apoio; o Padre Ederaldo (Pároco da Paróquia Menino Deus) e toda sua equipe pela acolhida; os coordenadores e membros das equipes de pastoral do dízimo das Paróquias pela participação e colaboração, sobretudo com o lanche; os articuladores e membros das equipes de trabalho pelo  empenho, dedicação e compromisso com a missão.
Após os agradecimentos, o bispo fez a oração e deu a bênção, encerrando a Santa Missa e consequentemente a Espiritualidade. 
Participaram da Espiritualidade cerca de 450 pessoas: missionários da EAPADI, coordenadores e membros das equipes de pastoral do dízimo das sete regiões episcopais.

Paróquia Menino Deus

ACOLHIDA
Pe Ederaldo da Mata

LOUVOR
1ª PALESTRA
O cristão leigo, sujeito na Igreja e na Sociedade:
Discernimentos necessários e desafios na missão
Palestrante: Rai Azevedo (CNBB - IPAR)




LANCHE PARTILHADO
2ª PALESTRA
Dízimo e o sentido de pertença à Igreja
Pe André Teles
LOGOMARCA DOS 20 ANOS DA EAPADI

SANTA MISSA
Carol - comentarista
Coordenação da EAPADI

Homilia

OFERTÓRIO
Logomarca - 20 anos da EAPADI
Calendário 2018
Coração Partilhado
COMUNHÃO
 
 
 EQUIPE DE ANIMAÇÃO E LITURGIA
Genina Brito
Eliezer Martins
Dom Antonio e Santana dos Santos

A coordenação da EAPADI agradece a contribuição, o empenho e a participação de todos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário