quinta-feira, 26 de setembro de 2019

RELATÓRIO_III ENCONTRO DE FORMAÇÃO - SETEMBRO



No dia 21 de setembro de 2019, de 8h às 12h, na Paróquia Santuário de Nsa Sra do Perpétuo Socorro, foi realizado o III Encontro de Formação da Pastoral do Dízimo da Arquidiocese de Belém. Tema: Mês do Dízimo – Orientações e Propostas. O objetivo deste evento foi fazer orientações e indicar sugestões de ações às equipes de Pastoral do Dízimo das paróquias em vista do Mês do Dízimo, em novembro.
Assessores: Pe. José Maria Ribeiro (assessor eclesiástico da EAPADI) e Eliezer Martins (secretário da EAPADI).
A acolhida e oração foram feitas pelo Pe. José Maria Ribeiro.
O primeiro momento da formação foi conduzido também pelo Padre José Maria. Este fez a apresentação da “Cartilha de Formação” que será utilizada no Mês do Dízimo. Disse que este subsídio contém cinco encontros, a saber: 1º Tema: POR QUE A SEMANA MISSIONÁRIA DO DÍZIMO? 2º Tema: AS CARACTERÍSTICAS DO DÍZIMO; 3º Tema: AS DIMENSÕES DO DÍZIMO; 4º Tema: PROJETO DE AUTO SUSTENTAÇÃO DA PARÓQUIA; 5º Tema: FINALIDADES DO DÍZIMO. Estes encontros podem ser utilizados de acordo com a realidade de cada paróquia e/ou comunidade. Disse também que cada encontro segue a seguinte estrutura: acolhendo a comunidade; motivando o encontro; olhando a vida; aclamando a Palavra; partilhando a Palavra; rezando em comunidade; gesto concreto; oração final e despedida. Os textos bíblicos utilizados nos encontros são os seguintes: 1º ENCONTRO - Evangelho de São Lucas (1,39-45.56); 2º ENCONTRO - Livro dos Atos dos Apóstolos (2,42-47); 3º ENCONTRO - Evangelho de São Mateus (25,31-40); 4º ENCONTRO - Livro dos Atos dos Apóstolos (4,32-37); 5º ENCONTRO - Livro do Deuteronômio (16,15-17). Por fim, o Padre disse que “ a Paróquia deve continuar despertando os fiéis católicos para a importância do dízimo. Daí a necessidade de “sacudir” os católicos que estão acomodados e, portanto, se mantém indiferentes ao forte apelo da vivência do espírito de comunhão e participação na Igreja.”
Após a apresentação do assessor eclesiástico da EAPADI, Eliezer Martins apresentou o Projeto “Mês do Dízimo”. Entre outras coisas, Martins disse que o Projeto é uma experiência que começou em 2013, na Arquidiocese de Belém. Até 2015 era apenas uma semana, chamada de “Semana Missionária do Dízimo”. Em 2016 passou a ser chamado de “Mês da Partilha” e a partir de 2018, “Mês do Dízimo”. O Projeto foi elaborado pela Equipe de Formação da EAPADI, com aprovação de Dom Alberto Taveira.  Falou também que o Projeto se justifica porque ainda hoje na Igreja de Belém existem católicos que nunca contribuíram com o dízimo e/ou deixaram de contribuir e/ou contribuem muito pouco. Por isso, a necessidade de “fortalecer a ação da Pastoral do Dízimo nas paróquias da Arquidiocese de Belém, a fim de que os cristãos católicos possam se tornar cada vez mais co-responsáveis pela ação evangelizadora da Igreja. Visando alcançar esse objetivo, a EAPADI sugere as seguintes ações: missas envolvendo todos os paroquianos; encontros de formação, a fim de refletir sobre diversos temas relacionados com o dízimo; espiritualidade do dízimo; visitas às casas dos dizimistas e/ou não dizimistas; exposição de material sobre o dízimo; palestras, oficinas, vídeos etc. Mas, antes de se realizar qualquer ação na paróquia, a EAPADI dá as seguintes orientações ao coordenado (a) e equipe: 1º) reunir com o pároco; 2º) convidar e envolver representantes de outras pastorais, grupos, movimentos; 3º) elaborar um roteiro geral das ações que serão realizadas; 4º) fazer a divulgação das ações. Enfim, Eliezer disse que os principais instrumentos de trabalho do missionário é a Bíblia e o Documento 106 da CNBB. Como resultado de todas essas ações, a EAPADI espera que as paróquias alcancem as seguintes metas: obtenção de novos dizimistas (aqueles que nunca contribuíram e/ou deixaram de contribuir) e sensibilização para a partilha (sobretudo daqueles que contribuem muito pouco há vários anos).
Após a fala de Eliezer, foi servido o lanche. Este foi doado pelas oito regiões episcopais.
Dando continuidade à formação, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Outeiro, partilhou um pouco de sua experiência do Mês do Dízimo. Falou como faz o planejamento e também como realiza as ações na paróquia, entre elas, a visita missionária. Disse que o resultado tem sido muito positivo, não apenas por conseguir novos dizimistas, mas, sobretudo, por conhecer a realidade da paróquia, refletir sobre a Palavra de Deus e estar mais próximo das pessoas: escutando e levando uma palavra de conforto.
Após a apresentação da paróquia, o coordenador da EAPADI, missionário Antonio Carlos entregou a cada articulador de região episcopal o "Projeto Mês do Dízimo" para este entregar a cada paróquia de sua respectiva região.
Eliezer disse que, ao final do Projeto, na página 11, tem uma carta destinada ao pároco. Esta traz orientações de como a Paróquia poderá adquirir a Cartilha de Formação apresentada pelo Pe. José Maria Ribeiro.
Participaram da formação cerca de 220 pessoas: missionários da EAPADI, coordenadores e membros das equipes de pastoral do dízimo das oito regiões episcopais, conforme lista de frequência.
Próximo evento da Pastoral do Dízimo da Arquidiocese será a Santa Missa por ocasião da Festividade de Nsa Sra de Nazaré, em outubro.
Sem mais, a formação encerrou-se com oração e bênção proferida pelo Pe. José Maria Ribeiro.

 








 
 








Nenhum comentário:

Postar um comentário