segunda-feira, 22 de maio de 2017

ENCONTRO DE FORMAÇÃO - MAIO



No dia 20 de maio, de 8h30 às 11h30, na sala 11, no Centro de Pastoral, foi realizado o TERCEIRO ENCONTRO DE FORMAÇÃO DA PASTORAL DO DÍZIMO DA ARQUIDIOCESE.
A acolhida e oração foram feitas pela região Santana. Em seguida, a coordenadora da EAPADI, Santana dos Santos deu as boas vindas aos presentes, falou sobre o XII Café Partilhado da EAPADI e da IV Assembleia. Disse que ao final da formação seria feita uma homenagem ao Cônego Djalma.
Depois convidou o missionário José Leônidas para ser o mediador da mesa redonda.
José Leônidas fez os seguintes esclarecimentos: disse que o tema geral da mesa seria: DÍZIMO - ASPECTO BÍBLICO-TEOLÓGICO; ASPECTO PASTORAL-COMUNITÁRIO. Os convidados seriam: Pe José Maria Ribeiro (Pároco da Paróquia Sta Maria Mãe de Deus) e Eliezer Martins (missionário da EAPADI).
Sendo que o Pe José Maria Ribeiro, iria abordar o sub-tema: DÍZIMO - ASPECTO BÍBLICO-TEOLÓGICO; e o Eliezer Martins- sub-tema: DÍZIMO - ASPECTO PASTORAL-COMUNITÁRIO.
1º MOMENTO - 9h às 10h
- Exposição dos sub-temas pelos convidados
Obs. 30 minutos para cada convidado.
2º MOMENTO - 10h às 11h
- Intervalo – 15 min
- Participação da assembleia (perguntas para os convidados) – 30 min
- Considerações finais – 15min 
Obs. 7 minutos para cada convidado.
Após os esclarecimentos, deu-se inicio a mesa redonda.
O primeiro a fazer a exposição foi o missionário Eliezer Martins. Este baseou sua fala na segunda parte do Doc 106. Em seguida, o Pe José Maria Ribeiro fez a sua exposição. O Padre enfatizou a fé e a gratidão a Deus e o amor a Igreja como elementos fundamentais para sermos dizimistas. Disse que no Novo Testamento não se fala de dízimo legal, mas em partilha de bens. Partilhar não é dar o que sobra, mas é dar o seu melhor.
Após as exposições foram dados 15 minutos para o intervalo. O lanche foi doado pela região Sta Maria Goretti.
Em seguida tivemos a participação da Assembleia. Foram feitas várias perguntas aos ministrantes da formação.
Em seguida, o mediador José Leônidas, pediu para os ministrantes fazerem suas considerações finais e após os agradecimentos aos convidados, deu por encerrado a mesa redonda.
Após a formação, José Leônidas convidou Eliezer Martins para fazer a homenagem ao Côn. Djalma Lopes (Assessor da EAPADI, que faleceu dia 25 de abril). Eliezer mostrou algumas fotos do Cônego, lembrou um pouco sobre a trajetória do sacerdote nesses mais de dez anos de assessoria à EAPADI; e em seguida leu uma mensagem.
Após a homenagem, o Pe José Maria Ribeiro deu a benção e todos saíram em silêncio.
Assim, deu-se por encerrado o encontro de formação da EAPADI.
O próximo ENCONTRO DE FORMAÇÃO será realizado no dia 10 de JUNHO, no horário de 8h30 às 11h30, na sala 11, no centro de pastoral da Arquidiocese.
Tema: A RELAÇÃO ENTRE PARTILHA E DÍZIMO NO ANTIGO TESTAMENTO.
Metodologia: Oficina.
          Dinamizadores: Eliezer Martins e Ignácio Carvalho.
 
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário