segunda-feira, 12 de junho de 2017

ENCONTRO DE FORMAÇÃO - JUNHO



No dia 10 de junho, de 8h30 às 11h30, na sala 11, no Centro de Pastoral, foi realizado o QUARTO ENCONTRO DE FORMAÇÃO DA PASTORAL DO DÍZIMO DA ARQUIDIOCESE.
A acolhida e oração foram feitas pela região São Vicente de Paulo e equipe de liturgia da EAPADI. Em seguida, a coordenadora da EAPADI, Santana dos Santos deu as boas vindas, fez a prestação de conta do XII Café Partilhado e falou sobre o questionário. Disse que várias paróquias ainda não devolveram o questionário aos articuladores. Por isso, prorrogou o prazo para as paróquias entregarem o questionário, até o dia 19 de junho. Fez a apresentação do cartaz da IV assembleia. Informou que ao final do encontro a equipe irá distribuí-lo às paróquias.
Depois convidou os missionários Eliezer Martins e Ignácio Carvalho para começarem a formação.
Eliezer Martins fez os seguintes esclarecimentos: disse que o tema geral da oficina seria: A RELAÇÃO BÍBLICA ENTRE PARTILHA E DÍZIMO NO ANTIGO E NOVO TESTAMENTO e que os coordenadores de grupos seriam os missionários: Walcima e Genina; Socorro Furtado e Thadeu; Lino e Cláudia; Francinete e Lena; Rosalina e Nélio.
Ignácio Carvalho falou sobre os textos bíblicos. Pediu para os participantes criarem imagens ou figuras para demonstrar a relação entre partilha e dízimo.
Foram formados cinco grupos. Cada grupo ficou com um texto bíblico, a saber:
- Grupo 01: Deut. 24,19-21;
Coordenadores: Walcima e Genina
-Grupo 02: 1º Reis 17,7-16;
Coordenadores: Socorro Furtado e Thadeu.
-Grupo 03: Mc 12,41-44);
Coordenadores: Lino e Cláudia.
-Grupo 04: Jo 6,1-14;
Coordenadoras: Francinete e Lena.
-Grupo 05: At 2,42-47.
Coordenadoras: Rosalina e Nélio.
A oficina foi dividida em dois momentos:
1º MOMENTO: exposição / orientação geral - trabalho em grupo.
2º MOMENTO: socialização - participação da assembleia (momento para contribuição, tirar dúvidas e/ou fazer esclarecimentos sobre o assunto).
O resultado desta atividade foi muito bom. Os participantes conseguiram criar excelentes desenhos retratando a relação entre partilha e dízimo. Após a socialização: Ignácio e Eliezer fizeram alguns esclarecimentos. Entre eles foi dito que no antigo testamento não se fala em partilha e sim em oferta, porque a oferta ainda está ligada a força de uma Lei, enquanto que a Partilha está relacionada à decisão livre de consciência de cada pessoa. Contudo, tanto a oferta quanto a partilha têm as mesmas finalidades: manifestação do temor de Deus; socorro aos necessitados. No Novo Testamento, o temor de Deus é mencionado no caso de Ananias e Safira (At 5, 1-11), mas o amor a Deus e aos irmãos é a tônica predominante.” (Doc 106, n.24).
Após a oficina, Eliezer falou sobre a decisão da coordenação da EAPADI em relação ao encontro do mês de agosto. Disse que esta equipe decidiu fazer a seguinte mudança: em vez do encontro de formação, fazer uma preparação para a IV assembleia. Disse que o local desta pré-assembleia será a paróquia Cristo Rei (Guanabara). Horário: 8h às 12h. Lanche: partilhado por todas as regiões episcopais. Não será cobrado taxa de participação. A data continua a mesma: 19 de agosto (sábado). Público alvo: dois representantes de pastoral do dízimo de cada paróquia da Arquidiocese, de preferência o coordenador e o vice-coordenador.
Após este informativo foi servido o lanche. Este foi doado pelos participantes da formação.
Também foi entregue os cartazes para os representantes das paróquias.
Após o lanche, a articuladora da região São Vicente de Paulo, missionária Francinete Barroso fez a oração.
Assim, deu-se por encerrado o encontro de formação da EAPADI.
O próximo evento da EAPADI será a Pré-Assembleia. Data: dia 19 de agosto no horário de 8h às 12h, na paróquia Cristo Rei (Guanabara).









 

Nenhum comentário:

Postar um comentário